Eu sou do interior de São Paulo e é de onde minha base de clima vem. Embora eu nunca tinha passado por temperaturas muito baixas no Brasil, aqui considero o frio até 5° razoável, do tipo que dá pra aguentar numa boa e não interfere na rotina.
A época do ano que é mais complicada pra mim é do fim de novembro ao fim de fevereiro que é quando as temperaturas são mais baixas, geralmente uma média de 0/5° de manhã, porém a sensação térmica é sempre menor, entre -6/0°.
Não é nada que não dê pra aguentar, mas a rotina muda bastante nesse período, aqui estão as coisas que pra mim são diferentes e nunca fiz no brasil.
• Saio menos de casa
• Compro mais comida nas minhas idas ao mercado pra não ter que sair tanto no frio
• Regulo o aquecedor de forma intercalada pra que possa manter a casa quentinha
• Aqueço pratos e xícaras antes de colocar a comida pra não esfriar tão rápido
• Deixo minha roupa pendurada no aquecedor antes de dormir pra quando for me vestir de manhã estar quentinha
• Mudo minhas roupas, uso diariamente bota, luva, cachecol, blusa térmica e casaco impermeável com touca, pois nesse período venta mais e caso pegue uma chuva nesse frio é bom estar prevenido. Não sinto necessidade de usar calça térmica, uso somente a jeans mesmo.
Agora algumas reações físicas que eu sinto por causa do frio
Eu temia que fosse ter mais gripe, isso não mudou nada aqui, graças a Deus quase nunca tenho, o que mudou foi minha garganta, no meu caso talvez porque caminho bastante no percurso pro trabalho e fico mais exposta ao vento, então eu sempre sinto minha garganta ficar ruim no inverno, traga do Brasil o remédio que costuma usar pra garganta, eu trouxe pouco e acabou rapidinho.
• Mesmo estando super protegida, o frio deixa meu olho ardendo, principalmente quando está ventando.
• Minha mão fica muuuuuito gelada e se eu tirar a luva, fica vermelha e enrugada de frio, por isso eu sempre uso luva no inverno.
• Minha bochecha e nariz também sentem muito o frio, ficam bem vermelhos e um pouco doloridos.
• A pele fica muito seca. Na realidade as áreas que ficam expostas ao frio são as que sentem mais, mas tudo isso é somente quando estamos ao ar livre, dentro de casa e de estabelecimentos é bem tranquilo.
Mudamos alguns hábitos e talvez o que mais me incomoda é ter que usar tanto acessório.
Bom espero que tenha conseguido explicar um pouco das diferenças no inverno irlandês, no restante do ano é normal, somente nesses meses que precisamos mudar um pouco a rotina.
E se você estiver vindo pra cá no inverno, é só trazer suas roupas e acessórios de inverno mais quentes ou comprar aqui pois é bem barato, do restante fique tranquilo que você se acostuma. Acredito que o primeiro inverno sentimos mais, depois já vamos nos acostumando com a temperatura.
Por Juliane Savazzi
Kommentare