A cidade em que fica o famoso Castelo Neuschwanstein que inspirou o Walt Disney
Há tempos queria fazer um post sobre o que fazer em Füssen na Alemanha, por isso hoje vim aqui pra compartilhar uma cidadezinha que amei demais na nossa ida ao país e altamente indico para o seu roteiro, Füssen é conhecida pelo famoso e espetacular Castelo de Neuschwanstein, mas seria uma pena focar somente no castelo e passar batido por Füssen.
Aguenta aí que vai ter uma dica mega especial nesse post.
Onde fica Füssen
Ela é uma cidade bávara que fica no sul da Alemanha e faz fronteira com a Áustria, apenas cerca de um quilômetro separa Füssen da Áustria, região linda com montanhas e alpes. A cidadezinha por si só é uma graça com suas casinhas coloridas, arquiterura clássica alemã e cercada de uma natureza deslumbrante. Lá você vai encontrar uma Alemanha tradicional e cheia de charme.
O que conhecer na cidade
Dia 1
Centro histórico
Sabe aquelas cidades em que o melhor está em deixar o mapa de lado e caminhar entre suas ruas em busca de uma nova descoberta em cada cantinho, Füssen está nesse grupo de cidadezinhas que te convidam pra isso.
Vá caminhando e se perdendo que você vai encontrar muita coisa legal, vitrines com esses famosos doces da foto aqui debaixo, o Schneeballen é um doce típico da região.
A Alemanha é dona de uma culinária muito autêntica e marcante, mas acima de tudo muito saborosa, aproveite pra entrar em um restaurante tradicional e se aventurar pelo cardápio com chucrute, joelho de porco e ínumeras linguiças, confesso que estava com receio da potência dessa culinária, porém me surpreendi positivamente, os alemães são mestres na culinária.
Experimente alguma cerveja local, opção não vai faltar, pegamos uma cerveja e pedimos um joelho de porco que estava saborosíssimo.
Essas linguicinhas da foto são muito famosas, conhecida como linguiça de Nuremberg, outra cidade no sul da Alemanha, encontramos ela aqui em Füssen também e mais que aprovamos.
No seu passeio pelo centro histórico passe pelo mosteiro e Abadia de St. Mang.
Igreja do Espiríto Santo (Heilig-Geist-Spitalkirche)
Outra igreja logo ali perto da Abadia que chama muito a atenção pela sua fachada com afrescos é a Igreja do Espiríto Santo, sua fachada contrastando com as árvores no fundo chama a atenção de longe, entre dentro da igreja pra se impressionar com seu interior também.
Hohes schloss
Como a cidade é pequenininha e você percorre ela facilmente a pé, logo ali do lado da Igreja do Espiríto Santo você verá o castelo elevado, amamos esse cantinho da cidade onde chegamos caminhando em uma paz de fim de tarde ouvindo só o som do Rio Lech, essa região é muito calma e ótima pra caminhar.
Rio Lech - Faça uma caminhada para a Áustria
Lembra da dica especial que falei no comecinho do post? Já pensou que sonho cruzar a fronteira de 2 países andando, eu acho muito legal isso, pisar em um lugar e dois passos a frente estar em outro país.
E nesse caso voce só vai levar 25 minutos caminhando, siga o rio Lech (esse da foto acima do castelo) e se mantenha atento para a placa que indica a divisa dos dois países.
Brunner Café
Bom, quando o assunto é padaria estamos no país daqueles que a conduzem com maestria, quando a gente pensa em padaria pensamos sempre em Itália, Portugal não é? Eis que nossos amigos alemães são excelentes em padarias e ganham diversos concursos por esse mundo a fora, essa foi uma boa surpresa no país, comemos em muitas padaria e nenhuma nos desapontou, ao contrário, nos surpreenderam sempre, em Füssen comemos na Brunner e foi aprovadíssima também.
Dia 2
Castelo Neuschwanstein
Aqui tem um post completo sobre o Castelo Neuschwanstein, um dos castelos mais famosos do mundo, e ele é o motivo principal que atrai tantos turistas para Füssen.
O Castelo de Neuschwanstein é sem dúvidas um dos castelos mais visitados do mundo, ele impressiona com sua imponência e arquitetura, por si só esses já seriam motivos para querer conhecê-lo, mas o seu interior digno de filmes de época com uma decoração real tão presente em todos detalhes e sua localização maravilhosa, rodeado por lagos e montanhas fazem dele ainda mais especial, Neuschwanstein foi o castelo com o interior mais incrível que já vi, vale muito a pena conhecê-lo por dentro. Não é atoa que ele serviu de inspiração para Walt Disney criar seus castelos em seus contos de fadas, que uns dizem ser o Castelo da Cinderela e outros da Bela Adormecida.
Alpsee
Quando visitar o castelo não deixe de visitar o lago Alpsse, o lago tem um tom esverdeado lindo, lá você pode fazer pedalinho com uma vista para as montanhas, tá tudo aqui nesse post onde falo do Castelo Neuschwanstein e do lago Alpsse.
Castelo de Hohenschwangau
Vizinho do castelo Neuschwanstein fica o castelo Hohenschwangau, não visitamos ele mas o vimos ali do lago.
O Castelo Hohenschwangau foi o primeiro castelo na região e foi construído pelo rei Maximilian II da Baviera, que era o pai de Ludwig II, o criador do Castelo Neuschwanstein, esse que falamos aqui em cima, Ludwig II cresceu no Hohenschwangau, porém decidiu construir outro pra ele mesmo na colina em frente ao castelo de seus pais.
Quantos dias ficar
A maioria das pessoas fazem o bate e volta em Füssen apenas pelo Castelo Neuschwastein, eu indicaria você a dormir uma noite na cidade, ela é linda e vale a pena a visita com certeza, outro fator a se levar em conta é o clima, quando visitamos Füssen chegamos e fomos conhecer o castelo, quando chegamos lá não conseguimos ver o castelo por causa da neblina que o cobria, imagina a decepção, não dava pra ver absolutamente nada e estávamos em pleno verão, mas como já tínhamos reservado hospedagem esse não foi um problema, no dia seguinte subimos novamente pra ver o castelo e lá estava ele todo aparente e pomposo.
Qual a melhor época para visitar Füssen
Fomos no auge do verão em Agosto, que na verdade é o mês que menos escolho pra viajar aqui na Europa devido a alta temporada onde os lugares estão mais lotados e os valores mais altos, mas agosto era nossa opção naquele momento e valeu a pena é claro.
Se você quiser ver o castelo todo braquinho de neve uma boa opção é ir entre dezembro e fevereiro, já se quiser ver ele em meio a natureza alaranjada exuberante de outono vá em outubro.
Primavera também é uma estação linda e mais em conta do que o verão, nesse caso os meses de maio e junho são excelentes.
Como chegar em Füssen e no Castelo
Saindo de Munique de carro você levará aproximadamente 1:40h para chegar, de trem você pegará um trem na estação central de Munique até a cidade de Füssen e lá você pegará um ônibus até a castelo, você pode pegar o ônibus 73 ou 78, o trajeto total demorará aproximadamente 2:15h, 2h de Munique até Fussen e mais 15 minutos de Fussen até o castelo.
Espero que o post te ajude no seu planejamento da viagem, vou deixar mais fotos aqui embaixo pra você ver o que esperar dessa cidade tão encantadora.
Comments